vendredi 4 décembre 2009

Francês on line ou curso ou aula particular?


Salut mes amis!
Então, muitas pessoas têm questionado sobre fazer aulas de francês, EFQ on line ou um curso, Eu estou cursando Aliança Francesa.
Fiz 2 meses de EFQ para a entrevista, pois Eu não sabia nadinha de francês! Não vou dizer que mega aprendi, mas como é no horário que melhor convém, tive a oportunidade de pesquisar e saber mais sobre o Quebec, não só nas aulas on line e fuxicando a internet, como nos blogs de todos os queridos que compartilham essa experiência angustiante de espera do processo até a viagem, e aos que já estão com a sua vida estabilizada no frio do Canadá! Uuuiii põe frio nisso!
Após a tão esperada entrevista do CSQ, cuja não consegui falar nadinha de nervoso, estou desde setembro, cursando a Aliança Francesa. A diferença é ter um professor, Alexandre (com sotaque francês), que por sinal Eu pertubo de mais! Cuitado! Mas ele quem escolheu dar aula neh!
Bom, cheguei sabendo tudo – já tinha visto nas aulinha do Prof. Simon da EFQ, carinhosamente chamado de Tio Simon, mas isso ele nem sabe! Foi ótimo, me senti a faladora de francês! Mas confesso que agora, em dezembro, já estou com dificuldades. É muita informação em apenas 2 dias na semana e não estou com tempo para estudar por causa do job. E tem um momento que não é só decorar palavrinhas, é hábito mesmo! Não tem jeito! Fora que nas aulas do Tio Simon o francês é quebequense, bem diferente mesmo do francês da França! Não tão bonito, mas é o que precisarei/precisaremos saber.
O que seria ideal é Aliança francesa + EFQ. Estou sentindo falta do Tio Simon. Ainda que às vezes maçante e repetitiva as aulas on line, percebi que aprendi bastante e estou complementando todo esse conteúdo na Aliança Francesa.
Sabemos que é caro. E se for para escolher custo/benefício, fico com o Tio Simon! Vou terminar esse semestre na Aliança e voltar às aulas da EFQ. E mais, on line, você completa o módulo no seu tempo, máximo de 45 dias, enquanto num curso são 4 meses. O dobro do que aprendi em quase 2 meses!
Enfim, qual for a escolha, exige dedicação e atenção! Está aí a minha opinião, críticas e opções, sugestões para quem quer aprender logo O Tal do Francês Quebecois! Qualquer dúvida, novidade, informações etc... Podem comentar, ou mandem e-mails!
Bisou!

7 commentaires:

  1. Oi Carol, colocando vocês pensam em fazer a francisation en ligne? Talvez seja uma alternativa à EFQ agora que vocês estão com o CSQ na mão...

    No nosso caso, pensamos em continuar a aula com professor particular e fazer também a FEL. Mas ainda estou pesquisando a melhor alternativa. Já vi muita gente falar bem da EFQ, então vou dar uma olhada!

    abraço,
    Pati

    RépondreEffacer
  2. esse eterno dilema. eu também fico com essas coisas que respeitam o ritmo individual, como cursos online e professor particular. se pudesse votar... tiozinho na cabeça.

    e como disse a pati, não esqueçam da francisação. em um ou dois meses eles já têm seu número de csq lá. é só correr pro abraço e se divertir. eu já recuperei em parte o ritmo do francês com a FEL!!

    RépondreEffacer
  3. Oi Carol!

    Eu sou outra no mesmo dilema!!!

    Farei a FEL com certeza, mas preciso de uma complementação... tenho pensado em fazer dois cursos presenciais no SENAC/SP (um focado na escrita e outro na comunicação oral - são os dois pontos principais que eu preciso trabalhar no momento), mas essa escolha está super ligada com a possibilidade de reembolso pelo MICC...

    Como nunca tive aulas com profs. particulares, não tenho nem como opinar... às vezes penso que ter aulas com professor particular não daria muito certo para mim... se eu ditasse meu próprio ritmo, dependendo dos fatores externos, acabaria sendo aquele passo de tartaruga... :(

    Mas nos mantenha informados da sua decisão!!

    Bjos

    RépondreEffacer
  4. oi Pati!
    então, fiquei tão nervosa na entrevista do csq q a Madame me indicou a Aliança Francesa! Aff


    Juliana:
    Se tiver recursos ou reembolsos faz mesmo!
    se for pela minha opinião pessoal, eu acho q não ia aprender tanto com um prof. particular, prefiro curso... embora lento. a efq realmente apendi mais rápido.

    bjuss

    RépondreEffacer
  5. Oi Rafael e Ana Carol bem legal o blog de vcs. Entramos nesse barco há quase 1 mês então estamos naquelas de ler tudo e guardar as dicas dos mais experientes. Acabamos de montar um blog (merciquebec.wordpress.com) para também fazermos amigos e nos conectar com os sonhadores. boa sorte pra vcs! um ab. elen e cleber

    RépondreEffacer
  6. Cara, muito legal o blog de vcs!! Gostei mesmo! Se vc tiver msn, me adiciona para a gente ficar trocando idéias frederickymachado@hotmail.com

    Um abraço

    Fred e Luh
    www.luefred.blogspot.com

    RépondreEffacer
  7. Oi, comentário nada a ver com o post, mas só para responder o comentário do Rafael lá no blog... Eu quero a receita sim! Que chique a sua mãe!!!

    obrigada pela visita...
    abraços!

    RépondreEffacer