jeudi 10 septembre 2009

Oui! Nous avons CSQ!

“Oui! Oui! Oui!” Foi só o que Eu consegui dizer! Travei gente! Fiquei muito nervosa!
Comecemos do início...
Chegamos de buzão em Sampa 6 da matina. Pegamos o metrô até a estação ‘Conceição’ e de lá, o bus 5701-10. Descemos na tal Rua Berrini, já eram 8 horas, e fomos tomar café em algum lugar que tivesse banheiro, para Eu trocar a roupa e dar uma renovada na cara de sono! Pegamos os papéis com as perguntas e mais papéis e canetas para darmos mais uma estudada antes da entrevista marcada para às 11hrs.

Umas 9:30hrs fomos indo para o consulado e ficamos esperando na portaria até umas 10:15hrs. Nesses minutinhos eu estava uma pilha! Daí nos autorizaram a subir ao 15˚ andar, e agora sentadinhos, esperamos mais uns minutinhos! Eis que passa um moço e nos cumprimenta: ”Bonjour”!
Nós respondemos.

Eu: “Rafaaaaaaaa ele falou bonjour! Aaaaaaahhhhhh”

Logo a Madame Sylvaine Hénissart nos chama e Eu arregalei o olho, muito nervosa quando a Madame Sylvaine Hénissart falou assim com o Rafa: “A ‘madame’ não deve estar entendendo nada por que estou falando sem parar, dá para ver pelos seus olhos esbugalhados e as orelhas atentas”!
Eu: Dei um risinho por ter entendido o que havia sido dito.
Rafa: “Ela fala pouco, mas compreende e lê tudo!”

Ela começou a pedir documentos para o Rafa e a famosa pergunta: ”Por que vocês querem imigrar para Montreal?”
Rafa: “Eu já morei lá!” – E depois do Rafa explicar os poréns e tudo mais eles estavam praticamente íntimos! Sempre digo que o Rafa é o terror das velhinhas! Madame Sylvaine Hénissart deve ter seus quase 60 anos, mas bem dinâmica e excêntrica!
Depois de muitas perguntas e conversas com o Rafa, sobre empregos, como nos conhecemos – essa foi em inglês! E até comentário sobre os bairros que havíamos selecionado, leves correções no currículo, blogs que além de ser ótima fonte de pesquisas, fazer amigos. Aaahh essa foi boa! Madame Sylvaine Hénissart disse que lê os blogs e tinha um de Bogotá em que questionavam como era a nova entrevistadora, referindo-se a ela e Madame Sylvaine Hénissart se continha para não responder!
Ainda na ‘conversinha’ com o Rafa, já tendo conferido meus documentos e visto que Eu estava mais nervosa que tudo surge o assunto de frio. Sei que o Rafa dizia querer morar num lugar perto do metrô por que Eu sou muito friorenta. A Madame Sylvaine Hénissart vira-se para mim e pergunta “Quais são seus medos quanto ao frio?” - Eu sei lá quais meus medos?! Sei que gosto de praia, piscina e torrar no sol! Usar meus biquininhos e vestidinhos! Aff! – Não foi isso que respondi! Eu QUERIA dizer que Eu não conhecia a neve, mas estava animada para as atividades de inverno. Mas quem disse que as palavras ‘’conétre” ou “activité” saiam da minha boca ou estavam na minha mente?! 
Foi tenso gente! Então o que me restou foi responder "oui, oui, oui" para tudo!

Chegou a minha vez de ser entrevistada! Madame Sylvaine Hénissart pediu documentos, perguntou minha formação, Eu disse comunicação, mas que trabalhava com Design Gráfico.
Madame Sylvaine Hénissart logo questionou: “Mas quase não tem disciplinas de design no seu histórico, portanto é difícil achar emprego no Quebec!”
Eu queria dizer que trabalhava como freelacer, mas segundo o Rafa, Eu só disse “Freela”!
Na minha cabeça ela perguntou: “Por que você não fez desenho sua anta!” E fiquei com o maior carão!

Questionou sobre meus planos e o Rafa quem respondeu que Eu iria estudar mais francês e fazer um curso de Design em Montreal, mostrando o folheto do curso, ela concordou e disse que o curso é muito bom, que existe um ótimo mercado de trabalho. E mesmo assim ela disse “É melhor a ‘madame’ aprender francês por que assim não trabalha”. Ela insistiu, com receio que eu não me adaptasse e ficasse em casa.

Madame Sylvaine Hénissart diz “vocês estão aceitos, só falta imprimir”.
Enquanto imprimia ela perguntou se iríamos ficar em São Paulo.- Fato que o Rafa quem respondeu – E disse que voltaríamos hoje mesmo para o Rio às 00hrs. Ela perguntou o que iríamos fazer durante o dia (detalhe que o dia estava chuvoso) e iríamos ao shopping comer. Ela disse que não gostava de shopping nem o marido e que iam só uma vez ao ano comprar tudo o que precisavam! E nos recomendou ir ao Jardim Botânico, pois é lindo!
Rafa: “Mas com esse tempo?! Na chuva!?”
Ela deve ter esquecido que saímos do Rio com 35 graus, sol e a praia cheia! Jardim Botânico?! Eu hein! Enfim! Eu já tava querendo retrucar tudo! 
Madame Sylvaine Hénissart nos entregou nossos CSQ, agradecemos e saímos.

Saí de lá me sentindo uma "Desperate housewife", a tradução desta?! “Clube das esposas chorosas”: Aquelas esposas todas lindas, sorridentes, simpáticas, fazem tudo certinho e burrinhas. Com esse meu cabelo loiro então... Aff!
Gente Eu sabia muito mais! Que raiva de não ter conseguido falar. Nunca me aconteceu isso! Saí de lá me sentindo o 'Ó do Borogodó'! Enfim, “oui, oui, oui”!
Fomos para o shopping Morumbi comer, mas primeiro, colocar o tênis de volta, o casaco de chuva e avisar Mamys e Papis, além de ler as SMS queridas das poucas pessoas que sabiam do nosso processo! Agora que já temos o CSQ já podemos explanar! (hehe) E só então que conseguimos tirar nossa foto com os respectivos CSQ!

Estávamos mortinhos de cansado! Acabamos por trocar o horário do buzão de 00hrs para o de 19:30hrs.
É galera, o dia 09/09/09 vai ficar na memória!

Os 10 pontos ‘críticos’ do Rafa:
  1. Ter morado lá eh o que há.
  2. Eles lêem os blogs.
  3. Outros atrasaram por causa da chuva do dia anterior.
  4. Ela sugeriu passearmos por SP. Ver o jardim botânico! Mas no frio e chuva?!
  5. Carol travou no primeiro "bonjour" ainda na recepção.
  6. "oui, oui, oui" da Carol foi espetacular.
  7. Madame Sylvaine Hénissart para Carol: "Quais são seus medos quanto ao frio?" ....30 segundos... "exité, hinvernale".
  8. A Carol estava um pouco nervosa. Madame Sylvaine Hénissart: “um pouco?!?"
  9. Saskatoon era frio! (Cidade em que o Rafa morou no Canadá, antes de Montreal, praticamente vizinho dos esquimós!)
  10. Conheci a Carol em um bar! (Ela riu e ainda disse “wwwoooww”. É engraçado gente?! – Carol pensando! E nem foi bem assim não!)
Conclusão: Que alívio chegar em casa com o CSQ! Agora acho que dormirei mais tranquila!
Ainda não comentei em todos por não ter tido condições psicológicas e físicas para tal feito! Lerei e responderei a todos com o carinho de sempre. Muito obrigada pelas mensagens queridas!
Bisou!

15 commentaires:

  1. Caraca pessoal! Que show!!! Que bom que a entrevistadora é bastante simpatica! Agora que a decisão de fato foi tomada, é correr pro federal e arrumar as malas... o tempo passa rapido e quando vocês menos esperarem, estarão por aqui! Aproveitem para curtirem a familia e os amigos o maximo que puderem. Tenho certeza que vai dar tudo certo! Se precisarem de qualquer coisa, é so falar! Estamos na torcida!! Grande abraço e PARABÉNS!!!

    RépondreEffacer
  2. Ei Rafa e Carol!
    Parabens a vocês tb!!
    Que bom que tb conseguiram! É muita boa a sensção de alívio e dever cumprido ne??
    Bos sorte pra todos nós na nova etapa né??

    Grande abraço!

    Florence

    RépondreEffacer
  3. Oieee! Parabens p vcs!! fizemos a entrevista com a Mme Sylvaine tbm no dia 11 e ela foi super simpática também, e peidu dicas de blogs rss.. Ãh e me senti exatamente como voce nem sai feliz na hora pq falei nada do pouco frances q sei ehheheh Abracos

    RépondreEffacer
  4. Olá!!

    Primeiro, parabéns pelo CSQ!! Bela conquista!!

    E, segundo, parabéns pelo blog! Tenho acompanhado já tem um tempo e o blog de vocês é uma delícia de ler (inclusive coloquei um link no meu blog, se vcs tiverem algum problema com isso, me avisem!).

    Abraços!

    Juliana

    RépondreEffacer
  5. hahaha!!! Ana, que engraçado... tadinha, imagino o nervoso!!! mas, que bom que deu tudo certo!!! estamos felizes com vocês!!! que aventura!!! bom, agora começa o processo federal... vcs já mandaram? está tudo certo? preparem-se, pois agora começa a longa espera pela carta solicitando os exames médicos... vixe... estou tendo ataques de ansiedade... oh cartinha demorada... risos!!! Beijos e parabéns!!! Estamos juntos nessa!!!

    RépondreEffacer
  6. Parabéns!!! Eu tinha certeza que vocês conseguiriam...
    Mas não estressa não, Ana, você travou porque estava muito nervosa. É totalmente compreensível!
    Achei hilário eles lerem os blogs... Fala sério!

    RépondreEffacer
  7. Rsrsrsrs, que bom que agora você está mais calma!! Imagino que todo mundo sai meio catatônico da entrevista... rsrs

    E o delícia tem mais a ver com a forma que você escreve, é engraçado e gostoso de ler! Eu, por exemplo, escrevo de um jeito mais "oficioso"... acho que tem a ver com a minha formação... díficil deixar o "jeito advogado de escrever..." :(

    E vamos que vamos no caminho de emoções... vcs no federal e eu rumo ao CSQ!!

    Bjos!

    Ju

    RépondreEffacer
  8. Parabéns por essa conquista!!! Só quem passa por tudo isso para alcançar esse objetivo sabo quanto é importante esse pedaço de papel... Deus abençoe muito vcs e vamos ver se nos encontramos na nova vida!!! abs!!!

    RépondreEffacer
  9. Félicitations!! Vocês merecem!! Pelo visto, eu era üma das poucas" que estava sabendo antes de vocês irem, e o Rafa sabe o quanto eu estava torcendo por vocês 2!!
    Bisous,
    Luiza Malburg

    RépondreEffacer
  10. Bom dia. Descobri o blog de vocês há pouco tempo, e achei bem legal justamente por vocês estarem no processo. Fui a uma palestra de imigração esses dias e lá recebi um panfleto da EFQ. Vi que você, Ana, estudou na EFQ, partindo do zero, e queria uma opinião sua sobre a escola: vale a pena? dá mesmo pra aprender e quantos módulos você fez? Agradeço se puder me dar essa dica! Obrigado, parabéns pela etapa vencida e boa sorte na história de vocês!

    RépondreEffacer
  11. Olá, achei o blog de vcs na pág. de um amigo do amigo do amigo...enfim, estamos super ansiosos pra fazer a entrevista dia 28/9, e eu tô lendo o máximo possível pra me preparar...Parabéns pela conquista,deve sair um peso das costas né?!
    Boa sorte no federal!!!

    RépondreEffacer
  12. Fala Rafael, tudo bom? Voce deixou um recado no meu blog (estatisticoscanada) bom saber que temos um link, da sua mae trabalhar com a minha mae.. e que vamos para a mesma cidade...Montreal. Desculpe a demora a responder, estava de ferias viajando.. e agora que estou conseguindo colocar minha vida em dia.. voce sabe dos encontros que rolam no rio? vai ter um dia 04 de outubro.. eu devo ir.. ve se voces se animam de ir.. vamos falando.. meu email eh: estatisticoscanada@gmail.com abs

    RépondreEffacer
  13. Grande Abaurre, to passando aqui pra dizer q essa historia de tirar visto é realmente complexa. Porém o meu mesmo sendo pros EUA foi + tranquilo. O cara quando viu a carta de recomendação da Shell, me perguntou se eu estava animado e a única coisa q consegui responder foi Yes, yes... tipo o Oui oui da sua esposa... heheheheh... Boa sorte pro casal!!!
    Abraço

    RépondreEffacer
  14. Olá, onde estão voces? nos ajudem ir pra Montreal tambem.....hehe bj
    Por favor, deem continuidade ao blog de voces....

    RépondreEffacer