lundi 27 juillet 2009

Gringo Brasileiro

Por que Montreal?!


Vou falar um pouco sobre as minhas razões para escolher Quebec – Montreal.


Comecei minha experiência canadense bem cedo. Aos 2 anos (1983) meu pai aceitou um intercambio pela empresa onde trabalhava, e fomos morar cerca de 1 ano no Canadá - Saskatoon (Saskachewan). Não posso dizer que me lembro bem dessa época, mas foi aí que começou minha história no Canadá.

Quando tinha 7 anos, meu pai recebeu um convite da mesma empresa, para, desta vez, ir trabalhar de forma definitiva. Aos 8 anos (1990), nos mudamos para Saskatoon novamente, por ser próximo ao trabalho do meu pai. Após 3 anos de muuuito frio (chegava a -69 com o fator vento), meus pais desistiram do Canadá, pois vivíamos em uma cidade muito pequena (100mil habitantes) e era longe de qualquer movimento.

Bastou alguns meses de volta no Brasil, que já começamos a estranhar as diferenças. O Mercado de trabalho, os altos preços, a violência, a inflação, a corrupção. No mesmo ano, em que voltamos ao Brasil, 1993, meu pai recebeu um convite para voltar a trabalhar na mesma empresa, mas com uma grande diferença. Nós iríamos para Montreal.

Chegamos lá logo antes do meu aniversário de 12 anos, e vi o Brasil ganhar a copa de 1994, no dia do meu aniversário! Logo ali percebi que tudo estava diferente. A cidade tinha Vida! Pessoas festejando a copa nas ruas! Naquele ano, ficamos na cidade todo o verão, teve Festival de Jazz, Festival Juste Pour Rire! Um parque de Diversão muito bom! Museus, Parques, Restaurantes.

A mistura Anglo/Francofonica criou uma cidade totalmente bilíngüe. Onde todos se entendem, falam ambas as línguas, conseguindo juntar a organização anglofonica com a diversão francesa!


É uma cidade brilhante e maravilhosa, divertida e culturalmente muito rica, bem na América do norte. Apenas algumas horas de Toronto, Chicago, Niagra Falls, Quebec, Nova Iorque, etc. Ótimas estações de Esqui por perto, um metrô que corta TODA a cidade... A lista podia continuar eternamente.

Fiquei em Montreal até meus 15 anos (1997), fiz muitos amigos de muitas formas, me sentia tão canadense, tão quebecois quanto eles. Tivemos que voltar devido ao fim do projeto do meu pai estar se aproximando, e já faltava pouco para eu fazer o vestibular (afinal, havia estudado pouco aqui no Brasil).


Desta vez, o choque foi grande. A escola era bem diferente. As pessoas do colégio me chamavam de “Gringo”. Eu era um Gringo brasileiro!


Em 1999, entrei para a Puc - Rio para estudar Engenharia.

Já nessa época, tinha na minha cabeça uma ideia muito mais norte-americana da vida que brasileira. Já queria sair de casa, queria ter minhas coisas. Queria viver do meu trabalho. Fui muitas vezes decepcionado pela dura realidade brasileira. O mercado de trabalho daqui, o preço de apartamentos, de carros, da vida.
Eu, que já queria voltar, passei a ter certeza!

Já que, mesmo tendo morado todo este tempo, meus pais nunca optaram por imigrar, eu e minha esposa, depois de muito persuadi-la, decidimos por iniciar nosso processo de imigração. Enfim! Com quase 5 anos de formado, 28 anos de idade, casado a 1 ano e 8 meses, sem filhos. Hoje, com o apoio da minha linda e maravilhosa esposa. Tomamos nosso rumo, de volta ao lugar de onde eu nunca gostaria de ter saído: Montreal!
PUBLIÉ PAR RAFAEL
ÉDITÉ ET CORRIGÉ PAR ANA CAROL


5 commentaires:

  1. Oi Ana! Tudo bem com vcs?

    Fiquei maravilhada com a descrição que o seu marido fez sobre a vida dele em Montréal! A cidade aqui é muito linda e, como ele disse, tem um sistema de transporte público muito bom. Além do metrô, tem linhas de ônibus que passam exatamente no horário.

    O apê é bem legal, apesar de muuuuuito pequeno. Para mim que sou solteira, acho que está de ótimo tamanho. Estou até pensando em ficar mais tempo por aqui. O maior problema mesmo do apê é que o closet é minúsculo e não cabe quase nada, mas vou ver se compro umas prateleiras e/ou organizadores para poder organizar minhas coisas que estão espalhadas pelo quarto rsrsrs

    Sucesso para vcs na entrevista!

    Bjs
    Fernanda

    RépondreEffacer
  2. Rafael e Ana Carol,
    Descobri o blog de vocês através do blog da Vanessa (Destino Gelado) e já estou vendo que vou gostar.
    Vou passar por aqui para saber como vão as coisas...
    Boa sorte!

    RépondreEffacer
  3. Muito bacana q história de vcs viu! Ainda não voltei para o Brasil desde que imigramos, mas acho q estranharia como o Rafael estranhou. Não íamos mais poder andar de onibus de noite, muitas vezes com a mochila aberta..e andar na rua de madrugada então?
    Depois desse histórico todo vcs nem precisam se preocupar com a entrevista. Vai ser uma conferência de documentos apenas!

    Mesmo assim, bonne chance à vous autres!! (como um bom québécois diria hehe)

    beijos!!

    RépondreEffacer
  4. Poxa que história legal!!
    Estaremos torcendo para sua volta a Montreal o mais rápido possível. E agora ambos: tu e Ana Carol!
    Sucesso para vocês! Dará tudo certo sim!

    abraçõs
    dea e juba

    RépondreEffacer
  5. Muito bacana sua história! Pode ter certeza que estaremos esperando vc aqui de braços abertos! Abraços e bom resto de processo de imigraçao pra vcs!

    RépondreEffacer