lundi 25 janvier 2010

Distrair para Esperar: A Relativa Filosofia do Tempo

Alors, Eu juro que disse que não ia fazer esse post por nada! Até por que todos fazem e já li de mais, e também sei que a angustia é grande e a ansiedade só aumenta enquanto esperamos os exames médicos.
Pois é! Quando mandamos todos os documentos e agora “é só esperar”, Eu estava certa que essa agonia com o tempo não ia acontecer comigo, que Eu ia viver cada minutinho (estou vivendo!), e ia desfrutar e mostrar todas as minhas habilidades no meu job – Eu sou a parte “pancada” da agência de publicidade: Criação; design gráfico. Fato! – Além do mais, cada segundo de sol no Rio de Janeiro é precioso! Aviso que chegarei a Montreal torrada: mega ultra giga power super tera bronzeada!
Ah! P e Ju, já estou com meu cabelo “natural de fábrica” novamente! Quando me vi bem queimada com o cabelo loiro, diga-se amarelo, me senti a própria Miss laje! Não rendeu gente!
Sei lá quando verei de novo um verão de verdade (tirando o Natal, que faço questão de estar no Brasil, com a minha família), com praia, sol, piscina, brisa, água de coco, suco de fruta de verdade, açaí, cheiro de férias – mesmo com rotina – horário de verão (a-d-o-r-o!), os surfistas, os casais, o colorido, os looks da moda, a preguiça boa, a sonequinha no fim do dia, as tribos, o por do sol no Arpoador (foto), samba, a ginga, o calçadão, a ciclovia e os ciclistas de havaianas e prancha em baixo do braço, a bossa, o chopp casual, os blocos de carnaval...
Acho que deu neh?! Essa é uma lista sem fim! Acreditem!
Estava Eu, no ritmo lento do relógio quando nós, imigrantes, temos que respeitar a chegada dos exames médicos e poder sentir-se chegando ao Canadá e gritando “Voilà Montréal”!
Acho que até 2 semanas atrás Eu tinha em mente a normalidade da demora. Agora... Agora está uma loucura! Por que ainda não chegaram os exames médicos?! Qual o problema dos correios?! Ah! Literalmente só nos resta esperar. 


Estar atentos ao ouvir o tic-tac do relógio, que nesta fase soa como o andar de uma tartaruga. Por mai que questionemos: “Por que as semanas passam tão devagar e os anos voam?” ou “Os dias deveriam ter 30 horas!”, o tempo, para os que aguardam aflitos, passa bem devagarzinho. Se bem que o tempo é relativo, mas esse tema é uma filosofia infindável!

Aviso aos navegantes: Seus porteiros podem ter certeza que são loucos de tanto perguntarem pela correspondência! E daí?! E daí que é mais um motivo para rir e nos distrair enquanto o carteiro não vem.
Estarei mais presentes nos blogs e agradeço sempre aos queridos que sempre deixam seu carinho por aqui!
Ah, e quem sabe Eu também não fico mais paciente com o tempo?!
Bisou!

12 commentaires:

  1. Ana Carol,
    Entendo exatamente o que diz, pois estamos passando pelo mesmo processo... rs.
    Na verdade eu estava ficando looooouca até a chegada da solicitação dos exames; daí, depois que fizemos os exames, os exames chegaram em Trinindad & Tobago e nós finalmente tivemos condições de marcar a data danossa viagem/mudança (prevista para 27 de maio)... aiiii...a ansiedade pelo processo dimunuiu muuuuito, pq o processo em si praticamente chegou no fim e veio uma outra ansiedade: o pouco tempo e o monte de trabalho que teremos para fechar nossos contratos com clientes e dar baixa na nossa empresa..., já começamos dar uma organizada nas coisas que irão..., nas outras que ficarão..., nas toneladas de doações que sairão de nossa casa..., porque agora é hora de fazer uma "limpa" nos guarda-roupas, etc...
    Então..., acho que após o envio dos exames para Trinindad & Toobago, vcs tb sentirão alívio..., mas até lá, amiga... rsrsrs..., só me resta torcer para que tenha ainda mais paciência do que já está tendo.
    Beijinhos.

    Vanessa, Saulo... e Margot - Destino Gelado.
    www.vanessasaulo.blogspot.com

    RépondreEffacer
  2. Eu vi pela fotenha do seu profile que o louro já tinha ido embora... rsrsrsrs... Miss Laje... rsrsrs super exagero da sua parte... rsrsrsrs

    Sei que para quem mora em praia o verão tem um gostinho todo diferente, mas o verão canadense tb tem várias coisas legais... e muito parecidas com o verão carioca... tem casais passeando (no parque em vez da praia), tem os festivais, tem horário de verão (sol se pondo às 22h é tudo de bom!!), a animação que vc sente em todos os lugares, tem muuito ciclista e ciclovias, os parques, a agitação no Quartier Latin... eu troco fácil o verão paulista pelo verão de Montreal!! rsrsrs

    E realmente não é fácil ter paciência nesse processo... principalmente nesse momento que vcs já estão... quando o tempo de federal vai passando e o pedido de exames demora a chegar... mas saiba que estou na torcida para que o de vcs chegue nessa próxima rodada de pedidos!!

    Bjinhos!

    RépondreEffacer
  3. é "terrívi", as meninas tensas como nós não sossegam!!!
    como a ju disse e ela sabe de carteirinha, verão é animado pra tudo quanto é lugar. não será um "rio quarenta graus", mas podeixá que você vai se esbaldar no "montreal trinta graus".
    :)
    quanto à cabeleira, sou suspeita, viu? acho lindo madeixas mais escuras!!! tou curiosa pra ver ao vivo o resultado!!

    e o processo.. uma vez mais: a gente tem que segurar a ansiedade. não é fácil, mas a gente precisa se ocupar de algo nas "horas vagas", senão tudo o que faz é pensar nas etapas ainda por vir... mas daqui a pouco vem!!!

    RépondreEffacer
  4. Nossa... Te entendo tão perfeitamente... Aliás, acho que você já foi uma vencedora de conseguir levar o tempo até aqui numa boa... Eu nem tenho dois meses de processo federal e já estou ansiosa perguntando ao pobre do porteiro se tem correspondência para nós. Como faz?!
    Pelo menos agora tem outras coisas acontecendo aqui no Brasil e minha cabeça está mais ocupada. Mas vou tentar seguir o seu lema e aproveitar o verão e o que temos aqui (se bem que praia em Brasília só mesmo o Lago Paranoá).

    Agora, pelo que estou vendo nos timelines do Ultranol, o pessoal de agosto / setembro está recebendo os pedidos agora em janeiro... Se seguir essa lógica, fevereiro está aí de braços abertos para vocês.

    Bjs!
    Pati

    RépondreEffacer
  5. aiai não quero nem pensar quando essa tensão me pegar...queridos estou torcendo q esses pedidos cheguem rapidinho. ai eu volto aqui pra dar os parabéns. como a pati falou, pelo andar dos timelines, em fevereiro vcs estarão comemorando. eu espero! bjokas e curtam esse verão maravilhoso ai no RJ, porque aqui em SP é só chuva.

    RépondreEffacer
  6. Nossa Ana Carol, eu te entendo demais!!!
    A nossa data de início do processo no E-CAS é 30/09! Somos vizinhas de federal!! :)) O sofrimento é grande msm nesses dias em que agente já espera que o pedido chegue! Mas nem meu endereço apareceu lá no E-CAS ainda... :(

    Em relação à praia....à despedida do calor e
    tudo mais...eu não tenho a mesma sorte que vc! Primeiro que não tenho sua sorte de morar assim..."dentro" da praia...sou mineira (ô povinho que tá longe do mar sô!)...e tb porque sou braaanca como a neve de Montreal! hihihi
    Até arrisquei uma praiazinha na Bahia esse ano...mas o máximo que consegui foram algumas sardas a mais!
    Bom...acho que tô mais adequada pra morar na neve msm! hehehe Não foi atoa que escolhi o Québec!!

    Adorei o post!!

    Abraços!

    Florence

    RépondreEffacer
  7. Então...agora é segurar a ansiedade né? E ter calma pra esperar esse bendito pedido! hehe

    Então...nós tb queremos no final de Maio! Como vcs!! Mas dependemos do consulado né? Só iremos se tudo ficar pronto até lá!!

    Sorte pra nós!!

    Abraços!

    RépondreEffacer
  8. Olá
    Nosso processo é de 10/09.
    Vamos compartilhar noticias?
    Tânia e Daniel

    http://recomecarnocanada.blogspot.com/

    RépondreEffacer
  9. Não estou no processo mas AMO Québec, e enfim, entendo sua ansiedade! rs Tb sou carioca e lendo o seu post, eu percebei que realmente eu não faço parte dessa terra hahahha olha, só uma única coisa que eu iria sentir saudades: água de coco. Do resto, nem lembrança! rs hahaha tenho horror de praia, de sol quente, de calor.... rs sério, várias vezes me perguntaram se eu era de são paulo..... hahah fala sério rs
    Mas enfim, aproveite então porque o tempo voa, passa tão rápido que a gente nem vê! E qdo estamos felizes então.... passa mais rápido ainda!!! :)

    RépondreEffacer
  10. Oi Pessoal! Tudo bem?
    Obrigada pela visita ao blog e pelo comentário.
    Quanto ao pedido sobre valores, desculpem, mas desta vez nao poderei atender. É que nao comento detalhes ligados a certos valores, tais como valor de certos tipos de bens, salarios, valor de aluguel e outros semelhantes. Acho isso muuuuuuuuuuuito pessoal para colocar no blog, e ainda assim, ja abrimos muita coisa de nossa vida pessoal atravées do blog. Mesmo assim, como sei que é o tipo de informaçao que quando estamos no Brasil precisamos saber para formular o plano de imigraçao, procuro colaborar fazendo de vez em quando posts com tabelas (onde uso valores médios comuns a maioria das familias que conhecemos), e forneço também links diversos de jornais que anunciam preços de carros, imóveis, etc.
    No caso do seguro, se desejarem, posso lhes fornecer o email do corretor que mencionei no post.
    Abraços
    Erika

    RépondreEffacer
  11. Pelo jeito estamos no mesmo barco ou avião. Esperando pelo bendito pedido de exames médicos.
    Acho que ainda neste mês vão vir os danados. Daí começa um outro estágio de neurose! :-)

    Abraços
    Paulo

    RépondreEffacer
  12. bleza de artigo, é verdade tudo isto, inclusive escrevi algo relacionado em http://julianocso.blogspot.com/2011/07/saber-esperar.html

    abraços.

    RépondreEffacer